Sobre a Claudia Ferraz

Arquiteta, Claudia se apaixonou pelo vidro em 1996 e desde então se especializou em diversas técnicas, com destaque para “fusion”. Acesse e conheça os produtos.

Claudia Ferraz Bracelete

1970

Durante o estudo de arquitetura, viajei com meus pais pela primeira vez para o "velho mundo" a Europa e Escandinávia, pela Arquitetura e objetos de vidro.
Lá visitei as fábricas na Suécia de cristal, BODA e ORREFORS, onde os artistas e designers projetam suas peças e produzem junto com a Fabrica para exporem Galerias divulgando também a Industria.

Na Finlândia, vi os projetos de ALVAR AALTO e vidros da fabrica ITTALA na Design Store de Helsinque. Acompanhei a produção em 1980, quando voltei para um Congresso de Energia.

1980

Durante um período de dois anos vivi em Mountain View, California, sul de San Francisco e fiz cursos de cerâmica, gravura em metal e escultura no Pacific Art Club em Palo Alto, cidade da Universidade de Stanford.
Na cerâmica, trabalhei com stoneware e forno a gás para esmalte e fiz trabalhos com tornono centro comunitário da cidade.

Sempre querendo trabalhar com vidro, não havia na cidade cursos, só em San Jose e resolvi fazer o curso de CAD em um College também na minha área de projetos de Arquitetura. Como sempre gostei de cores, escolhi esmaltar em baixa, quando voltei ao Brasil e trouxe o forno elétrico onde comecei meu trabalho com massa branca, tipo Majolica.

1990

Neste período, comecei a incluir o vidro na cerâmica, quebrei muitas peças e fiz o meu primeiro curso com a ceramista Clara de fusão de vidro, executando a fôrma em cerâmica e utilizando materiais cerâmicos, cores e placas de nosso vidro (de janela).

No final dos anos 90, resolvi fazer o primeiro curso de vidro em Corning, New York, de LAMPWORKING, o único oferecido no STUDIO nesta época.
O Studio era do lado da Fabrica STEUBEN GLASS, onde víamos a produção assim como a Biblioteca de livros e revistas sobre vidro, cristal e artistas do vidro de todo mundo.

Existe agora também modificado e ampliado, o maior Museu de objetos de vidro que conheci, apresentando sua historia, descobrimento, peças e objetos dos mais antigos encontrados até exposições atuais contemporâneas.

Enquanto fazia o curso e comprava o material e equipamento para fazer minhas peças no Rio de Janeiro, vi parte do curso de sopro e artistas trabalhando.

Quando voltei, ainda trabalhava em cerâmica, não me adaptei com o maçarico e procurei cursos em fusão que seria mais perto das placas que gostava de fazer, pois o torno também descartei.

2000

Procurando sobre Fusão de vidro, descobri o Centro de Pesquisa da Fabrica Bullseye no Oregon, na cidade de Portland, USA. (BULLSEYE RESEARCH CENTER).

Comecei a fazer os meus primeiros cursos de introdução, corte, pintura ,o método escolhido por mim.
Fiz vários cursos durante 10 anos e continuo aprendendo e evoluindo meu trabalho, unindo com minha base de Arquitetura, executando projetos de Arte Aplicada.

Faço parte da GAS (GLASS ART SOCIETY) americana, onde participo dos congressos nos Estados Unidos e cidades europeias convidadas para uma parceria e demonstrações em conjunto da técnica.

2018

GAS em MURANO, ilha de VENEZA, foi o mais bonito e mais completo congresso que fui. Lá o meu ídolo de Murano Lino Tagliapietra, mora, trabalha e tem um studio maravilhoso que conheci.

Foi uma semana fantástica com todos os melhores artistas e sopradores da atualidade, assim como a história da fabricação de várias peças originais e reproduzidas e vendidas para o mundo todo.

O museu de Vidro na Ilha de Murano foi todo renovado e ampliado, assim como todo o entorno que está todo preparado para receber os visitantes, artistas e amantes do vidro com suas lojas, fábricas e ateliers que podem ser agendados para visitação.

2019

Continuando com o showroom e o e-commerce no Rio de Janeiro, viajei para a Europa durante meses e visitei Galerias, Museus e espaços comerciais que pudessem absorver o meu trabalho e vende-los.

2020

Viajei no começo do ano ao Canadá (Vancouver) e USA. (Seattle, Portland, Palo Alto, Miami). Em Vancouver visitei o centro comercial, com suas Galerias e Lojas que vendiam objetos de vidro assim como bijoux e a cidade mudou desde que fui a primeira vez (1984), quando morávamos no Silicon Valley na CA.

Visitei outros bairros e vi vários artista excelentes com trabalho em cerâmica, madeira, rochas, mas poucos com fusão de vidro.

Entrei no USA por Seattle, onde trabalha um dos meus ídolos de sopro americano DALE CHIHULY.

Neste ano também fui para Portland, Oregon, onde comprei material, visitei Galerias na Pearl Distric e voltei para o Brasil, chegando nas vésperas do Lockdown pela pandemia do COVID.

Fechado o agendamento do showroom, continuando com o e-commerce, o atelier aberto para novos projetos e execução de peças com os vidros e material trazidos por mim da fábrica.

Com o Home Office, fiz vários projeto novos e mostruários: mesas, biombos, divisórias de espaços e luminárias, que poderiam ser utilizadas em casa e no escritório.

Na série GIOIAS, novas com prata executadas pela Veronica Santiago (Parceira, Joalheira e Arquiteta) e com a reciclagem de cacos de vidro para meus pingentes, e para linha Home (placas, mosaicos).

2021

Iniciei uma parceria internacional para a divulgação de algumas peças nos USA e planejamento de projetos futuros.

2022

Começo o ano com uma reestruturação do e-commerce. E implementação de novos projetos que descreverei em breve.